Este es un espacio para todos los que reconocen la importancia que tiene la lengua española hoy en día y desean aprimorarse. Aquí el estudiante podrá aprender y practicar siempre... Independiente del nivel de estudio que esté.
¿Quieres aprender español de manera interesante y divertida? Entonces, sólo lo que debes hacer es agregarse a nosotros.
Hablemos español, ¿vale?
¡Bienvenido!
(Este blog es mantenido por profesores y estudiantes de español lengua extranjera - ELE
)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Presente de Subjuntivo

presente de subjuntivo

Formação:

Para formar o Presente do Subjuntivo, em espanhol, basta pegarmos a conjugação da primeira pessoa do singular do Presente do Indicativo, eliminarmos o “o” e acrescentamos as terminações correspondentes a cada conjugação.
Lembremos que as terminações do Presente do Subjuntivo e do Indicativo são iguais, porém em ordem invertida: a conjugação -ar passa a ser conjugada como a -er, e as -er / -ir como a -ar.
Se tomarmos o verbo hablar (falar) como exemplo, ficaria assim:
  1. Primeira pessoa do singular do Presente do Indicativo é hablo. Eliminamos a desinência “o” e ficamos com o radical habl-.
  2. Sendo hablar é da primeira conjugação (-ar), conjugamos como se fosse da segunda: habl-e, -es, -e, -emos, éis, -en.
Se os verbos são com-er e viv-ir, seguimos o mesmo modelo de conjugar:
  1. Primeira pessoa do singular do Presente do Indicativo é como / vivo. Eliminamos a desinência “o” e ficamos com os radicais com- / viv-.
  2. Sendo comer e vivir da segunda e terceira conjugações respectivamente (-er / -ir), conjugamos como se fosse da primeira: com / viv-a, -as, -a, -amos, áis, -an.
Veja o quadro-resumo:

Hablar
Comer
Vivir

Quanto às mudanças ortográficas e as irregularidades, o Presente do Subjuntivo mantem as mesmas REGRAS do Presente do Indicativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário